Uma fórmula composta por uma forma altamente biodisponível de zinco, magnésio e vitamina b6. A promessa desse produto é que com aumento na disponibilidade desses elementos, o ZMA é capaz de aumentar força muscular, IGF-1 e níveis de testosterona total e livre.
Deficiência de zinco pode levar a baixa produção natural de testosterona e magnésio é um mineral com diversas funções necessárias, incluindo na demanda energética para a prática do exercício e contração muscular. B6 além de ser necessária para produção de energia, também atua no funcionamento do sistema nervoso.
Em contra partida, esse suplemento pode ser usado para outros objetivos, sendo um deles ajudar pessoas cansadas, estressadas, e com dores musculares, dormindo mal e que querem mais energia para treinar.
Zinco, magnésio e B6, se a demanda do corpo estiver mais alta que consumo e absorção ou estiver em baixo consumo de fontes desses alimentos, vai melhorar sim as dores musculares, o sono e relaxamento e até a performance, mas não é por aumentar testosterona diretamente, a não ser que tenha níveis baixos de zinco e isso esteja levando a uma baixa produção desse hormônio.
Mas o ideal é procurar um profissional para indicar a melhor suplementação porque sempre as causas de cansaço, falta de energia, dores musculares e baixa performance nos treinos é deficiência desses minerais.
Nosso corpo é complexo até para nós que estudamos metabolismo. Não suplemente por conta própria.